Young girl with measles virus.

Diante do cenário atual de emergência sanitária do novo coronavírus em que o Brasil e o mundo se encontram, algumas doenças, também de potencial grave, tornaram-se negligenciadas – a prioridade da COVID-19 contrasta com um grupo de doenças infecciosas que assolam a humanidade há muito tempo.

Nesse sentido, vale destacar o sarampo, caracterizado como uma doença consideravelmente grave, resistente e contagiosa – uma pessoa infectada transmite o vírus através de secreções nasofaríngeas, as quais são expelidas ao falar, espirrar, tossir, ou, até mesmo, respirar (SECRETARIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE, 2019).

A infecção por sarampo apresenta sintomas como febre, coriza, conjuntivite e manchas vermelhas pelo corpo, e sua transmissão se dá de quatro a seis dias antes do aparecimento das manchas vermelhas e até quatro dias após (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2019).

Nesse contexto, a única forma de medida de controle e prevenção contra o sarampo é por meio da vacinação, a qual é disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) através da vacina tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) com a primeira dose aos doze meses de idade e a segunda dose entre quatro a seis anos (CARVALHO et al., 2019).

E você, anda com suas vacinas em dia? Caso seja necessário, procure a unidade de saúde mais próxima de sua casa. Vacinação é sinônimo de prevenção e proteção.

Referências bibliográficas

 CARVALHO, Andrea Lucchesi; Alexandre Dorabela; Júlia Gomes Andrade; Lilian Martins Oliveira Diniz4 Roberta Maia de Castro Romanelli . Sarampo: atualizações e reemergência. Revista Médica de Minas Gerais, [2019]. Disponível em: <http://rmmg.org/artigo/detalhes/2629>. Acesso em: 07 set. 2021.

Brasil, Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância Epidemiológica. Doenças Infecciosas e Parasitárias. 8. ed. revista Brasília; 2010. [Citado em 10 jul 2019]. Disponível: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/doencas_infecciosas_parasitaria_guia_bolso.pdf

Grupo: Catarina Torezani Marchiori, Emily Natály Dos Santos Souza, Júlia Jann Zotelle, Pollyanna Cristina Venturim Pereira, Thamara Ferrari Bienow, Thiago Angeli Riguetti