O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) divulga edital do processo seletivo para cursos técnicos integrados, concomitantes, subsequentes e na modalidade de educação de jovens e adultos (Proeja). Ao todo, são ofertadas 1.068 vagas em cursos presenciais nos campi Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Guarapari, Linhares, São Mateus, Serra, Vila Velha e Vitória.

As inscrições começam na sexta-feira (16) e vão até o dia 2 de agosto, pelo site do Ifes: ifes.edu.br. Não há cobrança de taxa de inscrição. Acesse o edital em: ifes.edu.br/ps2021-2​.

A seleção será em etapa única, por meio de sorteio eletrônico para determinar a ordem de classificação dos candidatos. O sorteio será realizado no dia 6 de agosto por meio de um software que ordena aleatoriamente os números usando algoritmos e cálculos matemáticos. O momento será gravado, e a gravação será disponibilizada on-line posteriormente.

A classificação dos estudantes seguirá a ordem do sorteio, e todos os que estiverem listados dentro do limite de vagas serão convocados para a matrícula. Os demais ficarão já ordenados na lista de suplentes e poderão ser chamados caso haja vagas remanescentes.​

Ações afirmativas (cotas)

Para todos os cursos, 50% das vagas são reservadas às ações afirmativas, que contemplam quem tenha cursado todo o ensino fundamental em escola pública. As ações são divididas em duas partes, seguindo critérios de renda: metade das vagas para quem tem renda familiar per capita igual ou menor a R$ 1.650 e metade das vagas sem necessidade de comprovação de renda. Dentro cada uma dessas metades, há a reserva para quem se autodeclara preto, pardo, indígena, ou de outras etnias, e ainda pessoa com deficiência.

O candidato fará a opção pela ação afirmativa a que pode concorrer ou pelas vagas de ampla concorrência no momento da inscrição. A classificação dos candidatos será feita entre os inscritos para cada curso e tipo de ação afirmativa ou ampla concorrência.

Cursos
Curso técnico integrado é aquele oferecido a quem já tenha concluído o ensino fundamental (do 1º ao 9º ano) e tenha menos de 18 anos. Nele, o estudante faz o ensino médio e o técnico no Ifes, em curso único. Os cursos concomitantes são aqueles em que o estudante já está cursando o ensino médio em outra escola e faz apenas o ensino técnico no Ifes (o requisito da série em que deve estar consta no edital). Os subsequentes são os ofertados a quem já concluiu o ensino médio. Já o Proeja é voltado a quem tem 18 anos ou mais, possui o ensino fundamental mas não concluiu o ensino médio (o estudante fará o técnico e concluirá o ensino médio no Ifes).

Confira os cursos ofertados neste edital:

Integrado

Campus Serra
Internet das Coisas (Integral): 36 vagas 

Concomitantes

Campus Cachoeiro de Itapemirim
Eletromecânica (Noturno): 36 vagas 

Mineração (Noturno): 36 vagas 

Informática (Noturno): 36 vagas 

Campus Cariacica 

Logística (Noturno): 72 vagas 

Portos (Noturno): 36 vagas 

Campus Colatina 

Edificações (Noturno): 32 vagas
Manutenção e Suporte em Informática (Noturno): 32 vagas

Segurança do Trabalho (Noturno): 32 vagas

Campus Guarapari 

Administração (Noturno): 36 vagas

Eletrotécnica (Noturno): 36 vagas

Mecânica (Noturno): 36 vagas

Campus Linhares 

Administração (Noturno): 36 vagas

Automação Industrial (Noturno): 36 vagas

Campus São Mateus 

Eletrotécnica (Noturno): 32 vagas

Mecânica (Noturno): 32 vagas

Campus Serra 

Informática (Noturno): 40 vagas

Automação Industrial (Noturno): 32 vagas
Manutenção e Suporte em Informática (Noturno): 32 vagas

Campus Vila Velha
Química (Noturno): 40 vagas

Campus Vitória 

Eletrotécnica (Noturno): 32 vagas

Mecânica (Noturno): 36 vagas
Mecânica (Matutino): 36 vagas

Metalurgia (Diurno): 32 vagas

Subsequente

Campus Vitória 

Geoprocessamento (Noturno): 40 vagas 

Segurança do Trabalho (Noturno): 40 vagas 

Edificações (Matutino): 36 vagas 

Proeja​

Campus Vitória 

Guia de Turismo (Noturno): 40 vagas 

Segurança do Trabalho (Vespertino): 40 vagas