Numa parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae-ES), Nova Venécia busca estratégias para a reestruturação do funcionamento interno do Hortomercado Municipal, tendo como objetivo atender a demanda de novos empreendedores e incrementar a economia local da agroindústria, num espaço amplo e de potencialidade.

Representantes do governo municipal tiveram primeiro encontro com consultores do Sebrae, inclusive com visita ao hortomercado, para discutir a situação atual do local e apresentar sugestões de projetos e ações a serem implementados.

De acordo com os representantes da comissão responsável pelo projeto, o objetivo é fomentar o empreendedorismo local e oportunizar um espaço para venda de seus produtos. A ideia é tornar um ambiente favorável para comercialização e a valorização da agricultura familiar, agroindústria e artesanato, para que o hortomercado seja um espaço de referência gastronômica e cultural.

A comissão que coordenará os trabalhos envolve representantes do governo municipal e do Sebrae, que buscam instrumentos legais (Projeto de Lei e de Decreto) que fundamentarão a organizarão e o funcionamento do espaço, ampliação do número de empreendedores e diversificação da comercialização, além da promoção de atividades gastronômicas, culturais, feiras, entre outros, para transformar o Hortomercado Municipal num verdadeiro ponto turístico do município.

Segundo as técnicas do Sebrae, o resultado da consultoria e apresentação do diagnóstico está previsto para a segunda quinzena de setembro deste ano.